"""""""Mudamos de endereço""""""""

Olá queridos leitores, gostaria de avizar-lhes que nosso blog mudou para: http://artisticsport.efcbrasil.com

Infelizmente o sistema blogger chegou a nosso limite e sentimos a necessidade de migrar para um sistema que tivesse recursos mais extensivos.

Aguardo vocês em nosso novo blog. Forte abraço.

Novatas da Ginástica brigam para ir a Pequim

Ethiene Franco, Milena Miranda, Juliana Santos são três das nove candidatas que sonham em integrar a equipe brasileira de ginástica que levará seis atletas as olimpíadas em agosto. Nem mesmo estrelas como Jade Barbosa e Daiane dos Santos estão garantidas no time. “Na seleção não tem titulares, todas tem chance de fazer parte da equipe que vai a China”, garante Eliane Supervisora da confederação brasileira de ginástica.

A lista oficial só sai na véspera da abertura dos jogos até lá as nove serão testadas. Das cinco etapas de copa do mundo que serão realizadas neste semestre, o Brasil competira em pelo menos duas, Cottbus, na Alemanha e em abril e em Moscou em maio. Ainda haverá o campeonato Brasileiro em Manaus, de 13 a 15 de junho, e um torneio na Itália.Depois a equipe vai ao Japão para adaptação de fuso horário até os jogos de Pequim.

Para a aclimatação no Japão Eliane quer levar uma sétima ginasta. Não descarta levar mais duas extras. “ A equipe só vai ser definida 24 horas horas antes da entrada na vila Olímpica” afirma a dirigente.No mundial de Stuttgart, no ano passado, por exemplo o Brasil tinha o direito de levar uma reserva. A gaúcha Juliana embarcou com a equipe, mas sofreu uma lesão na panturrilha durante um torneio na Grã-Bretanha, dias antes da estréia na Alemanha, e voltou ao Brasil.Ethiene Franco foi a substituta.

As novatas Ethiene, Milena, Juliana não disputaram os jogos Pan-Americanos do Rio no ano passado, no qual as ginastas conquistaram a prata por equipes. Mas todas estavam lá, prontas para entrar na equipe se precisasse. Das três a Paulista de olinhos puxados Milena, de 16 anos é a atleta com menos competições no currículo “Ela esta com uma lesão no joelho”, afirma Eliane.A mais completa – A paranaense Ethiene de 15 anos, é campeã brasileira juvenil no individual geral – comepte nos quatro aparelhos. Das novatas é a mais completa. “Se precisar substituir alguma atleta em qualquer aparelho, ela está pronta”, afirma Eliane.Além de boa técnica, outra característica chama atenção da dirigente. “Ela compete bem, porque é segura, equilibrada. Não se abala”.Embora não seja considerada um talento nato para modalidade, Ethiene é esforçada, “Ela não é talentosa quanto a Jade. Mas é muito regular”

As duas juntam a Khiuane Dias e Ana Claudia Silva como mais jovens da equipe permanente. A mais velha é Daiane dos Santos com 25 anos. Juliana é a mais experiente entre as novatas. Tem 17 anos e boa bagagem internacional – competiu no mundial de Aarhus, na Dinamarca em 2006, além de etapas de copa do mundo. Suas provas principais são trave e paralelas. “ As competições internacionais me deram mais segurança” diz Juliana, que só pensa na Olimpíada. “estou treinando para isso”, completa.

Enquanto o mistério não acaba, as nove ginastas treinam juntas em Curitiba. E correm atrás de melhores condições técnicas, físicas e psicológicas. Neste esporte de alto impacto nenhuma atleta esta livre de lesões. Juliana, por exemplo caiu das paralelas e abriu o super cílio direito: “Tomei cinco pontos” conta.Com dores de cabeça, ela ainda não conseguiu voltar aos treinos.Situações como esta podem atrapalhar as garotas na preparação para Pequim. “ Muita coisa pode acontecer até lá”, alerta Eliane.

Fonte: Folha de Londrina publicado dia 9/3/2008

0 comentários: