"""""""Mudamos de endereço""""""""

Olá queridos leitores, gostaria de avizar-lhes que nosso blog mudou para: http://artisticsport.efcbrasil.com

Infelizmente o sistema blogger chegou a nosso limite e sentimos a necessidade de migrar para um sistema que tivesse recursos mais extensivos.

Aguardo vocês em nosso novo blog. Forte abraço.

Destino das ginastas da seleção permanente começam a ser traçados


Após 10 anos, a ginástica feminina brasileira será delineada fora de Curitiba. A transição política da Confederação Brasileira da modalidade, mesmo marcada para 2009, antecipou as decisões sobre o destino das atletas. Após os Jogos Olímpicos de Pequim, apenas três das nove ginastas da seleção pretendem permanecer na capital.

A debandada – iniciada com o fim da seleção permanente masculina em 2007 – , terá várias direções e levará consigo as principais expoentes do esporte.

A primeira a indicar o seu futuro foi Daiane dos Santos. Na semana passada, ela confirmou as negociações para transferir-se para o Pinheiros (SP) ao fim do seu último ciclo olímpico. A idéia é tanto treinar como iniciar a transição para fora dos aparelhos. Este ano, Daiane conclui a faculdade de Educação Física e gostaria de trabalhar como treinadora ou coordenadora de equipe.

“Ainda faltam alguns detalhes burocráticos com o clube e não está tudo definido. A estrutura lá me motivou”, explicou a Pérola Negra. O Pinheiros firmou recentemente uma parceria com a tradicional academia paulista de ginástica Yashi.

Daniele Hypólito e Jade Barbosa nem precisam negociar a mudança. Formadas no Flamengo, a troca do local de treinamento terá o sabor de uma volta para casa. “Tenho uma identificação muito grande com as cores do clube e também gostaria de voltar por toda a minha história lá”, comentou Daniele, que pretende seguir a carreira até a Olimpíada de 2012, em Londres. “Vou ficar mais perto da minha família e para o clube é importante ter uma atleta treinando lá”, acrescentou Jade Barbosa, promessa brasileira na China.

Com o encerramento das atividades da seleção permanente. A gaúcha Juliana Santos também pretende retornar ao antigo lar, o Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

Já Milena Miranda, da Yashi-SP, estuda ficar em Curitiba “Eu ainda não sei, mas gostaria de continuar com a minha técnica, porque já estou acostumada.”

Irina Ilyaschenko será a única estrangeira a permanecer na cidade. Oleg Ostapenko e a esposa Nadia encerram seus contratos após os Jogos de 2008. Símbolo da revolução da ginástica, Oleg até analisa continuar no Brasil, mas como um consultor de treinadores e não mais como o responsável pela equipe nacional.

No caminho inverso de Milena, Laís Souza, filiada à Federação Paranaense, examina os convites recebidos para deixar a cidade. “Acho que seria legal mudar um pouco, conhecer outras pessoas, outros desafios”, disse.

Assim, seguem com boas chances se prosseguir o trabalho no Paraná apenas Khiuani Dias, Ethiene Franco e Ana Cláudia de Araújo. Após representarem a Universidade do Esporte (agora extinta) e a Associação Sanepar, as atletas seguiriam defendendo a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Paraná (APCEF/ PR), parceria sacramentada em agosto passado.

“Não vejo o risco deste apoio ser ameaçado pela saída de algumas atletas”, afirmou a coordenadora geral da seleção, Eliane Martins.

0 comentários: